Idosos

Projeto Amor e Vida para pessoas idosas

img_art03

A Associação Amor e Vida mantém três unidades destinadas a acolhimento de pessoas idosas: uma no município de Paty de Alferes, RJ e duas no Município do Rio de Janeiro (em Realengo e em Santa Cruz),com capacidade para acolhimento geral de 265 pessoas.

NOSSO LAR PARA IDOSOS EM SANTA CRUZ

Localizado na Estrada de Sepetiba, nº 952, em Santa Cruz, na região oeste carioca, numa área de 30.000 m², próximo ao Lar da Criança, com capacidade para 100 idosos, em edifício de quatro andares e em meio a uma linda área verde, o “Nosso Lar” presta atendimento em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, no acolhimento de idosos em situação de risco social e de rua. O Abrigo, que iniciou suas atividades desde 1999, já acolheu centenas de idosos (idade acima de 60 anos), oferecendo abrigo digno, alimentação de qualidade e assistência através de uma bem preparada equipe multidisciplinar.

ABRIGO AMAI-VOS UNS AOS OUTROS PARA IDOSOS

Localizado no subúrbio carioca de Realengo, na Avenida Brasil, nº 30.000, numa área de 10.000 metros quadrados, com edifício principal e vários chalés espalhados em meio a uma linda área ajardinada, o Abrigo Amai-vos Uns aos Outros dispõe de uma capacidade para 100 pessoas. Está situa do na mesma área da Administração Nacional do SASE, do Auditório Pavilhão da Mulher Cristã e da Capela da Porta Aberta. Presta assistência médico geriátrica, psicológica, social e espiritual desde 1959. Atendido pela Policlínica SASE deRealengo, também realiza atividades voltadas a pacientes externos por meio de um grupo de voluntários intitulado “Grupo da Terceira Idade”Diariamente o Abrigo recebe visita de grupos de jovens e senhoras – de todas as denominações evangélicas – que prestam solidariedade, carinho e afeto aos idosos.

Desta forma, vem se cumprindo com excelência a missão de “Dar abrigo ao idoso desamparado Proporcionar aos residentes um ambiente de zelo e companheirismo. Promover ações externas visando atendimento médico, terapêutico e social”, garantindo, assim, dignidade e bem-estar aos muitos idosos do Rio de Janeiro.

NOSSO LAR DE PATY DE ALFERES, RJ

Paty do Alferes é uma cidade serrana, a 120 km da capital. É neste lugar tranqüilo, cercado de área verde e de clima privilegiado que está instalado o Nosso Lar. Com capacidade para 65 idosos carentes é a única entidade de caráter flantrópico de acolhimento de pessoas idosas nesse município do Estado do Rio de Janeiro. Situado à Rua Joaquim Alves Louzada, 692. Conta com ambulatório médico-social, no centro da cidade. Tem uma média/ano de atendimento diário, superior a 14.000. Atuando na cidade desde 1965, não só vem oferecendo dignidade aos idosos, como vem também, recebendo o carinho dos mesmos, de toda a cidade, bem como o reconhecimento dos administradores públicos. O Nosso Lar de Paty de Alferes se alegra em poder constatar que a missão almejada e proposta, há tantos anos, vem sendo atingida, e que é:

“Dar abrigo ao idoso desamparado. Proporcionar aos residentes um ambiente de zelo e companheirismo. Promover ações externas visando atendimento médico, terapêutico e social”.

PROJETO RENASCER

Projeto iniciado há cinco anos, se destina ao atendimento de idosos com seqüelas de AVC Isquêmico e Hemorrágico e de TCE. É formado por grupo multidisciplinar com profissionais das áreas de serviço social, fonoaudiologia, psicologia, fsioterapia e médica. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida e a ressignifcação biopsicossocial. O índice de aproveitamento tem sido excepcional, com a média de atendimento semanal de 50 pessoas.

MISSÃO

Dar abrigo ao idoso desamparado. Proporcionar aos residentes um ambiente de zelo e humanismo. Promover ações externas visando atendimentos médicos, terapêuticos e sociais.

PÚBLICO-ALVO

Idosos acima de 60 anos, com perfl de carência sócio-econômica e sem apoio familiar, visando ao acolhimento de caráter social. Promoção de ações externas e ambulatoriais visando o atendimento médico, fsioterapeutico, psicológico, de artesanato e social a idosos de baixa renda, mas com estrutura familiar intacta.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

a) Acolhimento em regime de abrigo, sob o acompanhamento permanente de equipe multidisciplinar e de apoio;

b) Acompanhamento social individual permanente em sintonia com a estrutura de assistência social das Prefeituras locais;

c) Atendimentos gratuitos de assistência à saúde (médica, psicológica, fsioterápica e social) nos Ambulatórios do SASE de Realengo – Projeto Renascer;

d) Atividades laborterápicas através do Artesanato de Corte e Costura;

e) Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro no acolhimento a idosos em situação de indigência social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>